top of page

3 Formas Éticas de Conquistar Novos Clientes na Advocacia

Atualizado: 6 de ago.

Neste artigo vamos falar sobre algumas formas de conquistar mais clientes na advocacia, com respeito pelas normas deontológicas que orientam a profissão.


Ao leitor mais cético, recomendamos a leitura do nosso artigo Publicidade na Advocacia: estará a Ordem à beira de um precipício? #1, escrito em 2022. Nele falámos sobre a necessidade de eliminar restrições à publicidade na advocacia, mas também criticámos determinadas práticas que se observavam, por violação das regras jurídicas e deontológicas da profissão


Com respeito pela dignidade, pelo prestígio e honorabilidade da profissão, o certo é que o advogado exerce uma atividade lucrativa, através da qual sustenta a sua família, e precisa de novos clientes, como qualquer outro profissional ou empresa.


Com uma concorrência cada vez mais acirrada, e a tecnologia a moldar novos comportamentos do consumidor, tornou-se indispensável digitalizar a advocacia, mas também adotar estratégias eficazes e inovadoras para alcançar potenciais clientes, tanto na advocacia em prática individual quanto societária.


É nisso que nos vamos concentrar hoje. Continue connosco. Se possível, deixe-nos um comentário no final, ou uma sugestão para um próximo artigo.



Estabelecer um Posicionamento Digital Robusto


ree

A natureza dos serviços jurídicos faz com que o advogado não precise de procurar clientes ativamente, precisa de ser encontrado por eles.


Para isso, precisa de se posicionar digitalmente, através de um site bem estruturado, que revele ao potencial cliente quem é o advogado, quais os serviços que presta e os honorários que pratica.


Mas vai além disso. É necessário facilitar também procedimentos que podem ser realizados logo na visita ao site, sejam eles eventos online ou presenciais, como é o caso da marcação de consultas jurídicas. Temos gerações no mercado, como é o caso Geração Z, que geralmente preferem agendamentos online, por diferentes razões.


Porém, não basta um site polido e funcional. É também necessário investir em SEO (Search Engine Otimization) ao longo do desenvolvimento do site, permitindo que ele apareça no topo das pesquisas no Google, como também nas recomendações do ChatGPT ou outras aplicações de inteligência artificial.


Um posicionamento digital robusto é fundamental para impulsionar a sua prática jurídica atualmente.



Anúncios Online no Google Ads


ree

O recurso aos anúncios no Google tem tido um notório crescimento na advocacia, desde o Parecer da Ordem dos Advogados sobre a Publicidade, prevendo-se que continue a crescer.


Existem diferentes modos de desenvolver um anúncio no Google, mas aqueles que mais se adequam à natureza dos serviços jurídicos são os anúncios de pesquisa, portanto, que aparecem quando o potencial cliente pesquisa por um determinado serviço jurídico.


Há, no entanto, alguns aspetos que a advocacia não deve ignorar sobre os anúncios no Google.


O primeiro deles é que os custos estão gradualmente a aumentar por cada palavra-chave, ao passo que a eficácia dos mesmos tenderá a reduzir. Um assunto sobre o qual falámos num outro artigo: Obstáculos à Advocacia Preventiva e a Responsabilidade do Advogado.


Portanto, um advogado que desenvolva um anúncio no Google, introduzindo a palavra-chave "Advogado em Coimbra", à medida que aumenta o número de advogados a utilizar a mesma palavra-chave, aumenta naturalmente o custo por clique (CPC).


E clicar num anúncio não significa necessariamente converter um potencial cliente num efetivo cliente. Não é incomum que o potencial cliente clique no anúncio, gerando custos, mas não estabeleça qualquer contacto. Os anúncios também têm a sua ciência.


É necessário investigar quais são as melhores palavras-chave, segmentar o público-alvo, selecionar o local (ou locais) onde anúncios serão apresentados, bem como os horários mais viáveis para aparecerem.


Com efeito, aquilo que diferencia verdadeiramente um anúncio, no nosso entendimento, são duas coisas: a copy (o texto do anúncio per se) e o substrato, isto é, o local onde a pessoa vai parar depois de clicar no anúncio. E é aqui que os anúncios no Google se conjugam com o site do advogado, com as características que enunciamos anteriormente.


Portanto, se uma pessoa clica num anúncio e vai parar a um site onde percebe melhor quem é o profissional, quais os serviços que presta e os honorários que pratica, aumenta substancialmente a possibilidade de entrar em contacto e de se converter num efetivo cliente.


Não o dizemos apenas do ponto de vista teórico, é uma realidade que acompanhamos de perto, pois ambos os serviços, tanto o site quanto os anúncios no Google, estão englobados nos nossos serviços Advogado 4.0 - The Next Level, nos quais temos vindo a trabalhar ao longo deste ano. E o feedback tem sido bastante positivo.


A conjugação do site com anúncios no Google permite mais do que converter potenciais clientes em clientes efetivos: permite recolher dados para implementar estratégias que possibilitam transitar do tráfego pago para tráfego orgânico.


E é precisamente sobre o tráfego orgânico que falamos no ponto seguinte.



Estratégias de Marketing Jurídico


ree

Implementar estratégias de marketing jurídico é o caminho que qualquer advogado, escritório ou sociedade, depois de estabelecido o seu posicionamento digital, deve apostar seriamente e sem hesitações.


É um caminho que reforça a autoridade no mercado jurídico. Um caminho que permite transitar do tráfego pago, os ditos anúncios, para tráfego orgânico. E isso é especialmente relevante atendendo ao que dissemos: os custos de anunciar estão a aumentar e a sua eficácia a diminuir.


Apostar no marketing de conteúdo é algo que as empresas têm feito de forma crescente. Perceberam que precisam não apenas de se destacar, mas de comunicar de forma diferenciada com os seus potenciais clientes.


Na advocacia portuguesa, salvo melhor opinião, pode dizer-se que o marketing jurídico é praticamente inexistente.


Vemos sociedades de maior dimensão partilharem alguns conteúdos, mas muitas vezes excessivamente técnicos, de modo irregular, além de não serem conteúdos inseridos numa abordagem estratégica, p.e., focados em crescer listas de contactos.


Claro que não ignoramos o recurso a outras abordagens de atração e retenção de clientes, nomeadamente o networking, eventos ou parcerias estratégicas. Mas parece-nos um erro, com honestidade, desvalorizar-se a implementação de estratégias de marketing jurídico numa perspetiva de médio prazo.


O que significa, por outro lado, que escritórios e sociedades de média dimensão têm, digamos assim, território fértil para explorar, permitindo alterar o xadrez jurídico em Portugal relativamente à atração de empresários e empresas.


E é para chegar a este público-alvo que a implementação de estratégias de marketing jurídico mais importa. O cidadão comum, a menos que se desenvolvam serviços jurídicos de continuidade, de baixo custo, não contrata serviços jurídicos de modo permanente.


Mas os empresários sim. E não vão hesitar em alterar os prestadores de serviços jurídicos às suas empresas caso percecionem novas abordagens, com novas dinâmicas na comunicação, que entregam valor real nos conteúdos que partilham.


Apostar na criação de listas de contactos, permite essa comunicação diferenciada, através da segmentação e análise das preferências, adaptando os conteúdos e a entrega de valor, sem qualquer violação de normas deontológicas.


Claro que as redes sociais têm um papel relevante, especialmente para atrair a atenção, mas o caminho é reencaminhar potenciais leads para sites, onde se entregue valor qualificado em troca de subscrição da lista de contactos, segmentando e estudando esse público-alvo e com ele estabelecer uma comunicação por e-mail marketing (e por outras plataformas, como o WhatsApp)


É o que nós fazemos,de forma digna, junto dos nossos clientes: os advogados.


E, além dos serviços Advogado 4.0 - The Next Level, dispomos de um catálogo de serviços no âmbito da implementação de Estratégias de Marketing Jurídico.


Todavia, apesar de disponível no site, estamos ao momento a reformular e otimizar estes serviços.


Se quiser falar connosco sobre o tema, para impulsionar a presença digital do seu escritório ou sociedade, pode agendar uma reunião, sem compromissos.



Quanto aos serviços Advogado 4.0 - The Next Level, ao momento que escrevemos, restam duas vagas para o mês de agosto. É aproveitar para começar o ano judicial com o pé direito!


O feedback que temos recebido de clientes assenta nesta ideia:


🔵 Se soubesse que ia ser assim, tinha contratado estes serviços mais cedo!


O que nos deixa verdadeiramente satisfeitos. Não prometemos resultados a clientes, mas trabalhamos arduamente para que aconteçam.


Afinal, o sucesso deles é também o nosso sucesso!



Se está ou vai de férias por estes dias: Boas Férias! Que sirvam para renovar energias.


LPM



 
 
 

Comentários


bottom of page